Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Cabeça no Ar

"Sou uma parte de tudo aquilo que encontrei no meu caminho..." - Alfred Tennyson.

De Cabeça no Ar

"Sou uma parte de tudo aquilo que encontrei no meu caminho..." - Alfred Tennyson.

Amostras, amostrinhas e "amonstronas"

Houve uma altura que eu fazia colecção de cremes hidratantes. Mandava vir da net, participava em passatempos, pedia directamente às marcas e pedia amostras até quando ia à farmácia. Fosse qual fosse o creme. Com perfume ou sem perfume. Em bisnaga ou em gel. E usava todos. E adorava! Era uma maravilha poder usar cremes hidratantes quase à borla.

 

Enchia a minha pele de cremes e séruns e outras coisas que nem sabia bem qual era o efeito pretendido.

E porque é que isso é mau?

A minha pele acabava por ficar saturada e estes cremes todos estavam a tirar-me todas as protecções e todo o óleo natural da minha pele. Irónico não é?

 

Não estou a dizer que peguem nos cremes hidratantes aí de casa e que atirem com eles ao lixo. O planeta não agradece. Digo que todos temos um estilo de vida diferente. E antes de escolher um creme que é o mais barato ou o mais conhecido, temos que ter em conta a genética e o facto de haver pessoas que bebem, que fumam, que apanham muito sol, etc, e que há quem não tenha nenhum destes hábitos.

 

1. Precisas de entender a tua pele e saber do que ela precisa.

Pessoas com a pele mais seca precisam de hidratar a pele mais vezes do que alguém que tem a pele mais oleosa. E quem tem a pele mais oleosa pode usar cremes que ajudem a reduzir o excesso de gordura enquanto fornecem vitaminas e nutrientes à pele.

 

Mesmo que te digam que é a partir dos 25 que se deve começar a usar anti-rugas, não precisas ir a correr ao supermercado mais próximo comprar um creme. Há pessoas que chegam aos 25 com a pele gasta e há pessoas que chegam aos 30 com pele de bebé. É preciso saber analisar cada caso.

 

2. A melhor altura para aplicar o creme hidratante.

Depois do banho, enquanto a tua pele ainda está molhada (pessoalmente faço isso). Isto porque o creme vai pegar na água que ainda tens na tua pele e vai usá-la a seu favor fazendo com que tenhas uma hidratação que dura mais tempo. É uma boa ideia para quem costuma ter a pele mais seca.

 

Também deves ter mais cuidado no inverno sobretudo por causa do vento e do frio que secam mais a tua pele e por isso deves ter uma atenção redobrada e, sobretudo, beber muitos líquidos para te manteres hidratada mesmo no inverno.

 

3. No entanto, quem tem a pele seca, não deve abusar no hidratante.

Adicionar múltiplas camadas de hidratante para aliviar a pele seca não é o mesmo que mudar para um hidratante com consistência mais cremosa. Usar várias camadas de hidratante apenas vai fazer com que os poros fiquem entupidos e que haja um desperdício de produto porque a nossa pele só pode absorver uma determinada quantidade de produto.

 

O ideal será colocar o equivalente a uma ervilha na palma da mão e aplicar por toda a cara com movimentos de baixo para cima. Isto é muito importante porque se aplicares o creme de cima para baixo, podes fazer com que a tua pele pareça mais velha.

 

4. Mas isso quer dizer que preciso de experimentar todos os cremes até haver um que se adapte à minha pele?

Não. Hoje em dia há lojas onde te podes dirigir para te fazerem uma análise ao teu tipo de pele e recomendarem a opção que melhor se adeque a ti.

 

5. Keep it simple.

Deixei-me de complicações e de misturas. Talvez pudesse ter um cuidado extra com a minha pele. Talvez pudesse fazer umas sessões de esfoliação mais VIP. Mas vou tendo os meus cuidados: uso apenas um creme hidratante de cada vez, faço esfoliação 1x por semana e limpo a pele à noite com água micelar. E já está! Ser preguiçosa tem destas coisas: ficas despachada num instante 

 

Depois de tomar consciências destas situações, decidi que quando acabasse os cremes, ia usar apenas o básico e necessário. E tentar beber 1lt de água por dia...

 

No meu caso, alterno entre o creme hidratante Aqua Moisturising Cream do Lidl e o NIVEA Creme de Dia Anti-Rugas Pure & Natural. Ambos para hidratação durante o dia.

O creme Nivea costumo adquiri-lo em promoção, pelo que nunca dou mais do que uns 4€ por ele. São ambos produtos de qualidade semelhante e a um preço acessível.

                 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.