Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De Cabeça no Ar

"Sou uma parte de tudo aquilo que encontrei no meu caminho..." - Alfred Tennyson.

De Cabeça no Ar

"Sou uma parte de tudo aquilo que encontrei no meu caminho..." - Alfred Tennyson.

Sabiam que...

 

...menos de 40% da população adulta mundial tem enzimas suficientes para digerir bem o leite? Isto significa que mais de 60% da população não consegue beber leite sem sentir algum desconforto. Há inclusive quem pense que se ferver o leite já não tem esse problema. Mito. Contudo existe quem tolere um pouco melhor o leite se o ferver, mas na verdade as propriedades da lactase não são alteradas. Aliás, ferver o leite pode inclusive fazer com se percam nutrientes importantes.

 

Eu faço parte dos 60% que tem vindo a tolerar cada vez menos o leite (e eu que gosto tanto dele fresquinho com Nesquik  ). Sei que não sou intolerante, mas descobri que me custa mais a digeri-lo. Posto isto tive que começar a ver as opções:

  • Leites de Soja
  • Leite de Amêndoa, Côco, Arroz, Aveia
  • Leites sem Lactose

 

A minha primeira opção foram os leites de soja. Aos poucos consegui habituar-me ao sabor amargo que tinham. Dos que provei, o Alpro Soya foi dos que me pareceu ter um sabor mais agradável. Por ser um pouco caro, fazia por comprá-lo quando estava promoção.

 

 Esta relação durou até ter descoberto que tinha problemas na tiróide. Estes problemas não foram causados pelo leite de soja mas descobri que 

é possível concluir que a ingestão de soja – desde que nas quantidades adequadas – não leva ao hipotireoidismo, mas pode reduzir o funcionamento da glândula em quem já tem predisposição ao problema.

 

 Pronto, toca a procurar outra opção.

 

 

A minha seguinte escolha recaiu no Leite de Amêndoa também da Alpro. Gosto muito de deitar um bocadinho no café de manhã e comer com umas torradas com manteiga.

 Por 100ml:  24kcal, 3g de hidratos, 3g de açúcar, 1,1g de gordura

 

 

 

Leite de Côco. É o meu segundo favorito da Alpro. No entanto quer o de amêndoa quer o de côco são um bocadinho enjoativos se se beber um copo inteiro, por serem doces. Mas eu gosto de misturá-los no café ou nas papas de aveia por isso não me incomoda 

 Por 100ml: 20kcal, 2,7g de hidratos,1,9g açúcar, 0,9g gordura

 

 

 

Leite de Aveia. É rico em fibras mas não fiquei muito fã deste leite.

 

Por 100ml: 44kcal, 6,8g hidratos, 3,3g açúcar, 1,5g gorduras

 

 

Leite de Arroz. Parece estranho, mas na verdade não é nada mau. É mais aguado que os outros e tem um sabor subtil. Este é dos poucos que costumo comer com cereais porque os outros alteram um bocado o sabor dos cereais...Experimentem Chocapic com leite de amêndoa e vão perceber  É bom, mas o sabor a chocolate não fica tão forte. 

 

 

Por 100ml: 49kcal, 9,8g hidratos, 6,7g açúcar, 1g gordura

 

 

Por 100ml: 47  kcal, 9,4g hidratos, 4g açúcar, 1g gordura

 

 

Leite sem Lactose. Compro o do Pingo Doce e das vezes que o consumi não notei nenhum sintoma desagradável.

 

pv.jpg

Por 100ml: 46kcal, 4,9g hidratos, 4,9g açúcar, 1,5g gordura

 

Qualquer uma destas opções faço por adquiri-las em promoção. De vez em quando compro um pacote de leite normal porque reparei que, quando estou algum tempo sem consumir leite de vaca sinto que consigo tolerá-lo melhor. Mas para que corra bem, tenho de consumir pouco de cada vez [no café, nas papas,...] e não pode ser durante um longo período de tempo. 

 

Deixo aqui também a nota que este post não é patrocinado. Estas partilhas que faço são feitas em escolhas e opiniões pessoais, ou em amostras que ganho a participar em passatempos. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.